O velho, o menino e o burro   Leave a comment

Se tem recebido muitas criticas, que deixam voce chateado, leia este conto….se têm falado de voce injustamente, leia este conto…então vamos lá…vamos entrar no conto….


O VELHO, O MENINO E A MULINHA (MONTEIRO LOBATO)

"O velho chamou o filho e disse:
-
Vá ao pasto, pegue a mulinha e apronte-se para irmos à cidade, que
quero vendê-la. O menino foi e trouxe a mula. Passou-lhe a raspadeira,
escovou-a e partiram os dois a pé, puxando-a pelo cabresto. Queriam que
ela chegasse descansada para melhor impressionar os compradores. De
repente:
- Esta é boa! – exclamou um visitante ao avistá-los.
- O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência ou caduquice?… E lá se foi, a rir.
O velho achou que o viajante tinha razão e ordenou ao menino:
-
Puxa a mula, meu filho! Eu vou montado e assim tapo a boca do mundo.
Tapar a boca do mundo, que bobagem! O velho compreendeu isso logo
adiante, ao passar por um bando de lavadeiras ocupadas em bater roupa
num córrego.
- Que graça! – exclamaram ela.
- O marmanjão montado
com todo o sossego e o pobre do menino a pé… Há cada pai malvado por
este mundo de Cristo… Credo!… O velho danou-se e, sem dizer
palavra, fez sinal ao filho para que subisse à garupa.
- Quero só ver o que dizem agora… Viu logo. O Izé Biriba, estafeta do correio, cruzou com eles e exclamou:
-
Que idiotas! Querem vender o animal e montam os dois de uma vez…
Assim, meu velho, o que chega à cidade não é mais a mulinha; é a sobra
da mulinha…
- Ele tem toda razão, meu filho; precisamos não judiar
[Ah, Lobatinho fiadapu!] do animal. Eu apeio e você, que é levezinho,
vai montado. Assim fizeram, e caminharam em paz um quilômetro, até o
encontro dum sujeito que tirou o chapéu e saudou o pequeno
respeitosamente.
- Bom dia, príncipe!
- Porque prícipe? – indagou o menino.
- É boa! Porque só príncipes andam assim de lacaio à rédea…
- Lacaio, eu? – esbravejou o velho.
-
Que desaforo! Desce, desce, meu filho e carreguemos o burro às costas.
Talvez isso contente o mundo… Nem assim. Um grupo de rapazes, vendo a
estranha cavalgada, acudiu em tumulto com vaias:
- Hu! Hu! Olha a trempe de três burros, dois de dois pés e um de quatro! Resta saber qual dos três é o mais burro…
- Sou eu! – replicou o velho, arriando a carga.
-
Sou eu, porque venho há uma hora fazendo não que quero mas o que quer o
mundo. Daqui em diante, porém, farei o que manda a consciência, pouco
me importando que o mundo concorde ou não. Já que vi que morre doido
quem procura contentar toda gente…"

Publicado março 3, 2010 por misampe em Uncategorized

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

